ECONÔMETRO

Economizados com os projetos da Comfort Lux

Dia 05 de junho - Dia mundial do meio ambiente 02/06/2016 | em : Sustentabilidade/Eficiência energética

Dia 05 de junho - Dia mundial do meio ambiente

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo no ano de 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente,que passou a ser comemorado mundialmente, desde então, no dia 05 de junho. A data tem como principal objetivo chamar a atenção de toda a população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até aquele momento eram considerados, por muitos, inesgotáveis. A Conferência ficou conhecida, a partir daquela data, como Conferência de Estocolmo, e dali em diante o modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo mudou e também foram estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.

Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.

Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, destaca-se:

- Descarte inadequado de lixo;

- Falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem;

- Consumo excessivo de recursos naturais

- Desmatamento

- Uso de combustíveis fósseis

- Desperdício de água e esgotamento do solo.


O Dia Mundial do Meio Ambiente é um chamado não somente à reflexão, mas, principalmente, à ação de todos em defesa da vida.

Imagem: FreeDigital.net

Direta ou indiretamente, todos devem contribuir, para que a sociedade como um todo caminhe rumo à sustentabilidade e à harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza.

Atitudes individuais e coletivas, como o consumo consciente no dia a dia e a exigência, por parte da população, do cumprimento das leis aos órgãos governamentais em todos os níveis são fundamentais.

À iniciativa privada, cabe não somente investir em conservação do meio ambiente, mas também, assumir uma postura de responsabilidade socioambiental, trabalhando de dentro para fora, com adequação de suas cadeias produtivas e meios de produção, distribuição etc.

À sociedade civil, cabe realizar campanhas, mobilizar e facilitar o engajamento de indivíduos, governos e iniciativas privada num esforço conjunto para o bem comum das gerações de agora e do futuro.

A proteção e a melhoria do meio ambiente humano constituem desejo premente dos povos do globo e dever de todos os Governos, por constituírem o aspecto mais relevante que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento do mundo inteiro.” (Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano - 1972)

Fontes: Brasil EscolaWWFSilex




+55 51 3362-1680